Noticias

Ransomware






Ransomware

2017-05-12

Desde hoje de manhã que têm vindo a público relatos de que várias empresas em Portugal e Espanha foram vítimas de um ataque de Ransomware.

Desde hoje de manh�£ que t�ªm vindo a p�ºblico relatos de que v�¡rias empresas em Portugal e Espanha foram v�­timas de um ataque de Ransomware. O ataque parece ter como alvos v�¡rias empresas dos dois pa�­ses.

Ransomware �© um tipo de v�­rus que utiliza o sistema de encripta�§�£o de ficheiros do pr�³prio sistema operativo (Windows ou Mac) para impedir o utilizador leg�­timo do computador de lhes aceder. Normalmente �© pedida uma quantia numa qualquer moeda, muitas vezes Bitcoins, para libertar os ficheiros. Da�­ o nome Ransomware - Ransom = Resgate.

Este tipo de software malicioso propaga-se atrav�©s de email ou atrav�©s do sistema de partilhas da rede local e pode limpar-se como qualquer v�­rus inform�¡tico. Apesar disso, os ficheiros encriptados ser�£o perdidos se n�£o for pago o resgato pedido pelos cibercriminoso.

Todo o cuidado �© pouco, aconselhamos a ter aten�§�£o redobrada e a garantir as c�³pias de seguran�§a (para fora da rede).

Estamos dispon�­veis para o ajudar.