Noticias

Para que serve o Backup de dados?






Para que serve o Backup de dados?

2022-09-02

Certamente conhece alguém ou até já lhe aconteceu perder informação importante que nunca mais recuperou.

Cada vez mais tendemos a guardar toda a nossa informação no smartphone, computador/servidor e/ou ou discos externos.

Os Backups funcionam como mecanismos de segurança que têm como papel principal evitar a perda de dados. Em analogia, equiparáveis aos Airbags dos carros, em que ambos conferem proteção e segurança contra fatores externos.

Pense em desastres tecnológicos, avarias de hardware (Discos, Pen Drives, etc.), roubo, vírus, encriptação de informação (ransomware), entre outros. Uma das consequências diretas destes casos é a impossibilidade de acesso aos dados (documentos, bases de dados, fotografias, etc.). Por isso é essencial, imperativo até, dispor de procedimentos e rotinas de backup, garantindo assim que a sua informação estará sempre disponível quando necessário.

Apresentamos-lhe uma das estratégias mais recomendadas no que toca à realização de Backups:  

É o método “3-2-1”, que significa:

3 cópias dos dados no total

2 guardadas em diferentes dispositivos de dados

1 mantida fora do local ou em localização remota

Defina a frequência da realização dos backups de acordo com a frequência de alteração da informação e a respetiva importância, as cópias de segurança (backups) devem fazer parte da rotina do nosso dia a dia.

Existem ainda diversos suportes de armazenamento para os seus backups, sendo esta uma decisão estratégica, que deve ser baseada na frequência e nas características do backup em questão, visto que cada um deles têm as suas especificidades quer no momento de backup, quer no momento da sua recuperação, caso seja necessário.

·     Discos rígidos externos;

·     Na Cloud (nuvem)

·     Pen Drives

·     DVD’s, etc.

Alerta! Guardar a informação importante só em 1 disco externo ou pen drive não é considerado um backup de dados!

Garantir uma estratégia de backup em diversos suportes não é suficiente. devemos sempre acompanhar o processo, assegurando, assim, que toda a sua informação se encontra salvaguardada. Na sua rotina de backups reserve tempo para garantir a respetiva concretização, não deixe para o momento de “desastre” o check-up à integridade de backups.

Crie uma política de backup para a sua empresa e mesmo para os seus dados pessoais, a Domoweb dispõe de técnicos que o podem ajudar nesta tarefa.

Mantenha os seus dados seguros