Noticias

Caso sucesso DOMOWEB - PHC






Caso sucesso DOMOWEB - PHC

2022-08-16

Usamos menos papel na fábrica e a automatização das encomendas torna o cliente mais autónomo

 

 

"Usamos menos papel na fábrica e a automatização das encomendas torna o cliente mais autónomo"




Desafios

Digitalização e automatização do negócio

Agregar e disponibilizar a informação certa, para a pessoa certa

Controlo e planeamento das encomendas

Autonomia dos clientes na compra e transporte dos produtos

Gestão em real time das vendas


RESULTADOS

Gestão e integração das várias áreas da empresa

Monitorização e rapidez nos processos

Redução do trabalho administrativo

Melhoria da customer journey

Controlo de custos mais eficiente

Eficiência na produtividade dos colaboradores


No caminho da transformação digital

A digitalização das empresas é um caminho cada vez mais inequívoco e que não dá tréguas, seja qual for o sector ou produto. A Matosmix foi fundada em 1974 por Manuel Matos e tornou-se rapidamente uma referência nas redondezas. Dedicou-se desde sempre ao comércio de produtos agrícolas e de alimentos para produção animal. Porém, a vontade de crescer esteve sempre presente no espírito da empresa e em 1998 foi criada uma sociedade com os seus filhos que, em 2005, resolveram elaborar uma estratégia de modernização e expansão do negócio. Mais tarde, em 2012, viu ampliada a sua oferta devido à criação da marca Prestigium.


Automatizar para rentabilizar

Em 2017 a administração decidiu montar um laboratório assente na mais recente tecnologia, permitindo maior rapidez na avaliação e monitorização de matéria-prima adquirida e do alimento produzido, assegurando, desta forma, a rastreabilidade e qualidade dos produtos, do início ao fim do processo. Esta é uma empresa familiar que tem crescido de forma sustentável, fruto dos investimentos contínuos na unidade fabril, em equipamentos, recursos humanos e logística. Adélio Matos é um homem orgulhoso. Filho do fundador e um dos atuais CEO da Matosmix, tem visto com bons olhos a evolução da empresa familiar: “O software que utilizávamos estava obsoleto e não nos dava aquilo que precisávamos. Queríamos um software integrado na produção e que fornecesse rapidamente todo o tipo de informação.” Quando contactaram o Parceiro Domoweb, o objetivo era automatizar alguns dos processos mais morosos, assegurar a gestão do início ao fim do processo. No início, Adélio teve dúvidas de que fosse possível consegui-lo mas o tempo veio provar-lhe que estava enganado.

 

Achei que não iria funcionar totalmente mas hoje posso afirmar que a implementação do PHC CS está a 100%. Antes era preciso estar sempre presente um colaborador da empresa que pesasse e emitisse a guia sempre que o cliente vai comprar a ração para os seus animais. Agora já não.”

Adélio Matos, um dos atuais CEO da Matosmix

 

 

 

Uma empresa com futuro

Porta-voz da 3ª geração da empresa, João Matos é membro do conselho de administração da Matosmix. Talvez por isso, destaca algumas melhorias que a empresa tem vindo a sentir, ano após ano: “Todos os dias recebemos uma tabela de performance em relação às vendas, à zona e aos comerciais, algo que representa uma mais-valia dado que temos ao momento, a rentabilidade da empresa em tempo real e do início ao fim do processo.” Nelson Ferreira, CEO da Domoweb, é também um Parceiro satisfeito. Responsável pela implementação do software PHC CS na Matosmix, tem acompanhado de perto o crescimento e a modernização da empesa: “Automatizámos todos os processos, que eram na sua totalidade manuais. Desde a criação das rações até à gestão do fabrico e produção, incluíndo as encomendas. Também foi necessário agregar tudo numa só ferramenta, um pormenor que permitiu agilizar e acelerar as tarefas.”

 

Os melhores resultados

Se a primeira opção foi implementar o Corporate, à medida que o negócio foi crescendo, as necessidades em termos de ferramentas de gestão aumentaram: “Começámos com o módulo gestão e com o evoluir da implementação vimos necessidade de acrescentar novos módulos e de mudar de gama, para Advanced.” O software soube acompanhar a evolução da empresa com resultados comprovados. A automatização e a rapidez são, por isso, consequência direta desta parceria, que viu na aposta em Web uma forma de melhorar o desempenho dos 44 colaboradores que a Matosmix tem.

 

 

Três gerações, um objetivo: vencer

“As necessidades da empresa estão sempre a evoluir. Hoje é utilizado menos papel na fábrica e verificam-se menos chamadas dos clientes. A automatização das encomendas dá autonomia ao cliente tornando-as mais rápidas.” Os resultados são evidentes, seja a curto, médio ou longo prazo.
João Matos conclui: “Olhamos para a empresa com uma capacidade de melhoria contínua, há sempre oportunidade para adquirir novos módulos. E se estamos satisfeitos com o software PHC e com o Parceiro Domoweb, não vejo razão para não continuarmos a evoluir juntos.”