Noticias

Comunicação de séries à AT






Comunicação de séries à AT

2022-10-03

Alterações Legais 2023 | Comunicação de séries à AT

Estão a chegar novas obrigações legais e as empresas devem certificar-se de que as cumprem, de acordo com esta nova realidade. Saiba quais os impactos que esta medida terá na sua empresa e de que forma pode a Domoweb ajudá-lo a preparar-se, com toda a antecedência e tranquilidade.

A partir de janeiro de 2023, todos os documentos terão de incluir, além do código de barras bidimensional (QR code), um código único de documento (ATCUD).

O ATCUD é a conjugação do código de validação da série e o número sequencial do documento dentro da série. Este código deve estar localizado imediatamente acima do código QR e constar obrigatoriamente em todas os documentos quando aplicável o QR Code.

Para além das faturas, estão incluídos nesta medida os documentos fiscalmente relevantes, ou seja, documentos de transporte, recibos e quaisquer outros documentos emitidos que, independentemente da sua designação, sejam suscetíveis, nomeadamente, de apresentação ao cliente e que possibilitem a conferência de mercadorias ou de prestações de serviços.

Para que a sua empresa responda às novas exigências legais, é fundamental que até o dia 31 de dezembro registe na AT todas as séries de documentos que pretendam usar em 2023. Depois disso, ser-lhe-á enviado um código de validação das séries de documentos que comunicou, e que deve associar no seu software. A partir desta altura a sua empresa fica pronta para emitir faturas segundo as novas normas.

Novas faturas, o software de sempre

A sua empresa deve estar preparada para enfrentar esta mudança de forma eficaz e simplificada. Neste caso, um bom software de gestão faz toda a diferença na adaptação da sua empresa à lei. Ele pode ser a resposta que precisa para assegurar que a medida será implementada com sucesso.